Abertas as inscrições para o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura – Teatro

Assim como nas edições anteriores, o Programa conta com a parceria do Ministério da Cultura e tem como objetivo contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total da verba é de R$ 15 milhões para o biênio 2015/2016.

Para estimular a inscrição por região, o Programa manterá a ação iniciada em sua última edição – implementação de cotas. Esta tem como objetivo democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do Brasil, através da seleção de, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país, ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 (um) deverá ser contemplado. O resultado dessa iniciativa, na edição anterior, foi bastante positivo, com destaque para região Nordeste que teve um incremento de 70% no número de projetos.

Nesta edição teremos duas novidades:

  • Além da orientação do MinC sobre medidas de acessibilidade, os projetos, obrigatoriamente, deverão oferecer, em todas apresentações, tradução em Libras – linguagem brasileira de sinais e/ou audiodescrição;
  • Realização de encontros com grupos de teatro locais, em todas as cidades da circulação, objetivando compartilhamento do histórico e experiências profissionais.

Acreditamos que essas novidades vêm aprimorar o edital, democratizando o acesso à cultura brasileira e fomentando a capacitação dos profissionais envolvidos.

As inscrições estão abertas do dia 5 de novembro de 2014, a partir das 9h*, até o dia 30 de janeiro de 2015, até as 16h59*.

Com as informações da Petrobrás.